quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Onde estão os gurus?

Faça isso! Faça aquilo! Invista em ações! Retire seu dinheiro! Façamos projeções! Quem já não viu, ouviu ou esteve presente em várias situações nas quais os GRANDES GURUS do mercado estavam presentes?

Gurus que falavam sobre investimentos, prosperidade, administração, marketing e finanças, que explicavam suas lindas e complexas teorias da receita para o sucesso e bom andamento das atividades de sua empresa e carreira, que por alguns instantes informavam quais os próximos passos de crescimento, investimento e escolhas.

Na maioria dos clientes que tenho estado desde dezembro a pergunta que não quer calar é: - Onde estão os Gurus que tanto falavam sobre o mercado, globalização e mundo? Onde estão os Gurus e suas fantásticas teorias para nos explicar o que está acontecendo e como sair da crise em 10 passos? O que aconteceu com as teorias? Onde estão as soluções e respostas?

Pois é, como dizia a vovó: - "Na prática, a teoria é diferente!" sábia vovó que dizia que para colher tinha que acordar cedo, preparar a terra, dar comida para os animais, arar, roçar e cuidar para que o solo continuasse fértil e sadio.

Muitos foram os gurus que fizeram e aconteceram enquanto o sol brilhava e os pássaros ainda voavam alto na fazenda dos elevados pontos percentuais da bolsa de valores, mas e agora? Onde estão?

O importante agora minha gente, não é aguardar por soluções "fast-food", agora a coisa é voltar pra vida real e trabalhar mesmo, de verdade, esquecer do que pode acontecer e voltar os olhos para a criatividade, oportunidades e crescimento real que podemos gerar.
Talvez o que os grandes gurus se esqueceram de fazer foi de desenvolverem seus "súditos" para encararem as tarefas sozinhos, com responsabilidade, ética, liberdade, verdade e ação. Faltou dizer que muitas coisas têm o lado "B".

Acompanho diversos profissionais e executivos em minha atividade e como é comum encontrar vários deles perdidos, sem rumo e com receio do amanhã. Poucos são os que continuam seus investimentos, planejamentos e campanhas com certeza no coração e na mente. Deve-se lembrar que agora é hora de realmente fazer e acontecer.

Infelizmente enquanto alguns agem irresponsavelmente com especulações e tentam levar vantagem sobre a grande massa, que por sua vez sofre os impactos diretos desta deletéria estratégia, poucos acreditam que podem fazer e realmente fazem.

O momento agora é de "religare" - palavra que vem do latim e significa ligar com, restabelecer a ligação com, entrar em comunhão com o que nunca devia ter se perdido -, ou seja, com as próprias competências, ações, idéias e diversidade profissional.

Entrar em contato com o que é importante, com habilidades internas, criatividade e confiança, não espere o guru voltar de férias para que diga o que deve ser feito quando a oportunidade é agora! Planeje suas ações, planeje dar a volta por cima, reveja seus talentos a planeje o dia-a-dia. Entre em contato com sua visão de futuro e trabalhe em prol dela.

Tome cuidado com o que é pronto, rápido e com menos esforço, nem comida assim faz bem, imagine direcionar seus negócios. Resolver abrir as portas da oportunidade, da independência responsável e direcionamento das ações estimula seu cérebro a pensar em soluções e não em problemas.

Reconecte-se com suas crenças, sua família, dê espaço para o novo, encare o momento como oportunidade para crescer, vivenciar e não pular, esquecer e esperar. Exercite sua fé em você, no seu trabalho, no seu Deus, na sua família, no seu futuro.

Talvez a ausência temporária dos Gurus seja a oportunidade para que o Brasil volte a acreditar em seu potencial, sua gente, crescimento e espírito de vanguarda. Por isso, não perca tempo em saber por onde andam os Gurus, coloque a prova seus conhecimentos e estratégias com muita ética, respeito, visão e trabalho passo-a-passo.

Não acredite em grandes mudanças do dia para a noite, tenha calma, presença e lembre-se sempre do que a vovó falava: - "Depois da tempestade, sempre vem a bonança". Acredite e cresça com isso, se alguém vai ganhar com isso, por que não pode ser você?


* Marcos Tonin é diretor da Apoema Inteligência em Pessoas e consultor de carreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário